Os métodos que descrevo, são apropriados ao espaço que tenho, à disponibilidade de tempo e ao que pretendo com os meus canários, sendo que cada criador os deverá adaptar conforme os seus objectivos.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Canários Gloster...

O Gloster é a raça mais popular de canários de porte, e encontramos excelentes exemplares em Portugal.
A aceitação por parte dos criadores é boa, não só pela existência da sua elegante coroa como também por ser um pássaro de tamanho pequeno, que apresenta uma variedade de cores com pintas ou marcas, quer seja na cabeça, no peito, no dorso e/ou na cauda, além de se ter sucesso mais ou menos fácil na criação.



Existem duas variantes nesta raça:

a) Pássaro que possuem coroa, denominados "corona"
b) Pássaros de cabeça lisa, denominados "consorte"

A partir de 1990, os canários da raça Gloster tem-se desenvolvido muito, e a cada 2 ou 3 anos verifica-se um progresso acentuado em relação à aproximação com o «standard».
As mudanças foram as seguintes: diminuiu o tamanho; a cabeça aumentou; as coroas voltaram a se destacar; a quantidade de intensos está a crescer acentuadamente e os lipocromos estão a fixar-se; etc.



Cor de fundo:

A cor base da plumagem do canário Gloster, denominada cor de fundo, pode ser branca ou amarela, (nevado ou intenso). A qualidade de um bom plantel de Gloster exige a criação constante de excelentes canários verdes (fundo amarelo melânico), para mantermos através do seu cruzamento, uma boa estrutura de penas, tamanho, forma, vitalidade, além da fixação da forma do canário.

Características do corona:

Cada cor de fundo apresenta características e formação de corona diferenciado. Os coronas de fundo nevado são os mais perfeitos face a sua formação ser composta de penas longas, fofas e largas, enquanto que os coronas de fundo branco e fundo intenso possuem, normalmente, penas duras, curtas e estreitas. Em detrimento a essas diferenciações não é correcto comparar a coroa de canário de fundo intenso ou branco com o fundo nevado.

Cuidados na compra:

Desde há cinco anos que os Glosters têm evoluído muito, surgindo canários mais robustos, elegantes, resistentes, férteis e dentro do padrão estabelecido, tais como beleza (bela plumagem, tamanho proporcional, cor adequada, tamanho de bico, etc).

Para os que estão a começar a criar Glosters, aqui vão algumas dicas:

- Compre canários de criadores com linhagens de pelo menos cinco anos, pois as características assim estão bem fixas. Pague o preço certo pela qualidade desejada.
- Compre canário de cabeça lisa ou de coroa de boa qualidade que, devem custar em média o dobro do preço de um pássaro comum.
- Estar atento às características: bico, cabeça, coroa se for o caso, peito, nuca, tamanho da cauda proporcional ao corpo, etc. Portanto, quando for adquirir ou seleccionar um exemplar, deverá escolher sempre o mais perfeito, sem esquecer das óptimas condições de saúde.



Conclusão:

Devemos adquirir pássaros de boa procedência, se possível, conhecer o plantel do criador onde poderemos observar os seus reprodutores e possíveis premiados nas exposições. A escolha das matrizes (dos canários pai e mãe) para a formação de uma boa linhagem é fundamental para o criador principiante. Para isso, é aconselhável procurar-mos um criador consagrado. A qualidade é fundamental. Adquira qualidade e não quantidade quando iniciar. Com dedicação e perseverança os resultados aparecem.
Obs. Fotos de Glosters tiradas da net...
Ricardo Ferreira

domingo, 10 de junho de 2007

Canários em liberdade!...




terça-feira, 5 de junho de 2007

Fotos Kardus!...

Esta época de criações que quase termina, está a ser no meu canaril, bastante frutífera no que diz respeito a crias, pois ao fim de tanto trabalho e dedicação, dá gosto contemplar o voador cheio de vida e alegria...

Os métodos que descrevo, são apropriados ao espaço que tenho, à disponibilidade de tempo e ao que pretendo com os meus canários, sendo que cada criador os deverá adaptar conforme os seus objectivos.