Definições: a ornitologia (a ciência que estuda as aves) e a ornitofilia (o interesse para criar aves) são dois conceitos intimamente entrelaçados. De facto, quem gosta de aves quer inevitavelmente saber mais sobre elas.
Qual é a diferença entre ter alguns pássaros em casa e dedicar-se de maneira consciente à ornitologia? Criar aves sem planeamento ou sem informação específica pode tornar-se uma actividade frustrante porque os resultados raramente atingem um nível satisfatório. A ornitologia praticada num quadro institucional ensina o praticante a ter objectivos: cada tipo de pássaro tem um standard «um aspecto exterior, modelo» ao qual deve responder ao máximo. O convívio entre os membros duma Associação, permite a troca de experiências e o intercâmbio de dicas.
E as exposições? A participação neste tipo de eventos (geralmente realizados no quarto trimestre do ano) não é indispensável, todavia são uma experiência muito instrutiva, porque permitem a comparação dos resultados de cria obtidos pelos diversos criadores e podem constituir para os mais bem sucedidos um patamar para chegar a um nível mais alto, seja distrital, nacional ou mesmo internacional.
Quais são as aves e pássaros que abrange a ornitologia? Todas as aves de estimação podem ser apresentadas em exposições. Aves de todas as formas, cores e tamanhos: canários, periquitos, cardenalitos, diamantes, agapornis, caturras, papagaios, mas também faisões, gansos, patos, …centenas de espécies, milhares de variedades. Em princípio, estas aves são anilhadas com uma anilha oficial que menciona o seu ano de nascimento.
E a fauna silvestre? Actualmente no nosso país ainda não é permitido criar em cativeiro pássaros pertencentes à fauna silvestre. Todavia no estrangeiro os ornitólogos têm um papel importante na criação em cativeiro de espécies silvestres ameaçadas com a finalidade de repovoar a natureza.
Como é estruturada a ornitologia? Em Portugal existem duas federações nacionais, uma no Norte, a Federação Ornitológica Nacional Portuguesa e outra no Sul, a Federação Portuguesa de Ornitologia. Ambas fazem parte da «Confédération Ornithologique Mondiale» A entidade representativa no distrito de Coimbra é a Associação Ornitológica de Coimbra, só fundada em 2002 mas que, graças ao seu dinamismo, já engloba um grande número de criadores.
A ornitologia tem outras virtudes? Pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer posição social. É um passatempo que implica o contacto com a natureza e tem virtudes educativas e anti-stressantes. Não necessita de muito espaço.
É um passatempo caro? Os custos são basicamente os da alimentação e tratamento das aves, da inscrição na Associação e da manutenção de viveiros/ gaiolas. Cada um pode iniciar-se com um número reduzido de pássaros, ao seu próprio ritmo. Na ornitologia prima a qualidade não a quantidade.
Onde informar-se? Associação Ornitológica de Coimbra, Apartado 7037, São Martinho do Bispo, 3046-901 Coimbra.
Página Web: http://aoc.planetaclix.pt/
E-mail: aocoimbra@gmail.com
Telemóvel 962914955 (dias úteis das 10 às 18h)
by