Os métodos que descrevo, são apropriados ao espaço que tenho, à disponibilidade de tempo e ao que pretendo com os meus canários, sendo que cada criador os deverá adaptar conforme os seus objectivos.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Nascimentos



Estou finalmente a ouvir os primeiros piar dos filhotes, é para mim a altura mais excitante de todo o ano, no que se refere à Canaricultura.
Para que os filhotes nasçam todos no mesmo dia, e tendo assim as mesmas hipóteses de sobrevivência, é necessário que a incubação não seja desfasada . A canária normalmente põe um ovo cada dia entre as 5 e 7 da manhã, se a deixarmos chocar logo a partir do primeiro, os filhotes irão nascer com dias de diferença e consequentemente o primeiro será muito maior que os restantes. Assim todos os dias o ovo acabado de pôr é trocado por um falso e armazenado numa caixa com arroz ou algodão, onde com muito cuidado o viramos de posição cerca de duas vezes por dia. No dia da 4ª postura, os ovos verdadeiros são postos novamente no ninho, para assim começar o choco, que dura cerca de 13 a 14 dias.
Durante a incubação, um bom macho redobra de atenção para com a fêmea: leva-lhe comida ao bico, canta com prazer as suas melhores melodias, e quando ela se esquece de mudar de posição e arejar os ovos, vai até o ninho, como a convida-la a fazê-lo.
A partir do 8º dia de choco, já se pode observar se os ovos estão fecundados, utiliza-se para isso uma contra luz para verificar o desenvolvimento embrionário e eliminar possíveis ovos não fertilizados. Os ovos cheios (galados) apresentam-se escuros sendo possível observar vasos sanguíneos no interior, quanto aos ovos brancos (não galados) são claros e vê-se a gema no seu interior.
Ricardo Ferreira
Os métodos que descrevo, são apropriados ao espaço que tenho, à disponibilidade de tempo e ao que pretendo com os meus canários, sendo que cada criador os deverá adaptar conforme os seus objectivos.