É de extrema importância termos as nossas aves saudáveis antes de iniciarmos as criações.
Para tal é essencial uma preparação conveniente dos reprodutores, onde nós pela experiencia adquirida, optamos pela que nos parece mais adequada.
Este tema da preparação dos reprodutores é muito controverso. De facto, tenho vagueado por vários criadores, alguns de renome, constato que a grande maioria afirma dar poucos ou nenhuns fármacos na prevenção de enfermidades nas suas aves. No entanto com um olhar mais minucioso das suas instalações, verifica-se que eles lá estão, em armários ou prateleiras de um qualquer canto.
Tudo isto para dizer que, quando algo de indesejado surge e tendo em conta que neste patamar as aves são de raças muito apuradas e com alguns cruzamentos em consanguinidade, qualquer um de nós recorre aos químicos como tábua de salvação, para tentar travar ou minorar o problema.
Em jeito de conclusão, penso que é essencial partilharmos com um maior número de criadores possível as diversas experiências adquiridas, pois só assim é que se chega a um meio-termo para decidirmos o que fazer.
Aquele abraço...
Sem comentários:
Enviar um comentário